Como tirar a Oleosidade do Cabelo?
Um dos grandes inimigos do cabelo é a oleosidade. Muitas pessoas têm mesmo que conviver com uma situação de excessiva produção de oleosidade que se torna muitas vezes um problema complicado.
ler mais
Verão! Sol, calor, praia, areia, mar, piscina… e cabelo ressequido, enfraquecido e com pontas duplas?! Não dê férias à cabeça! Se tiver alguns cuidados com o cabelo no verão, não tem de ser assim! Basta adotar alguns hábitos e usar produtos capilares específicos para deixar os cabelos protegidos, fortes e mais resistentes durante esta estação.
Não é fácil passar pelos meses mais quentes do ano com uma cabeleira linda, mas se tiver em conta alguns cuidados com o cabelo no verão, também não é impossível.
Basta combater a ação dos agentes externos: os raios UVA e UVB que oxidam o cabelo e estimulam a perda da queratina e da cor; o vento que quebra os fios; o sal que abre a cutícula, retira a água e deixa o cabelo sem brilho e até a areia que leva o cabelo na praia a ganhar mais frizz!
Felizmente que estes efeitos nefastos podem ser evitados com a adoção de atitudes que protegem o cabelo e com a utilização de produtos que evitam que ele seque e fique quebradiço. Continue a ler e conheça as nossas dicas de cabelo no verão!
Estraga, sim. Apesar de ficar com um efeito mais vivo, o cabelo mergulhado na água do mar durante algumas horas, acaba por secar, embaraçar, quebrar e perder o brilho.
E isso porque a água do mar é salgada devido à alta concentração de cloreto de sódio, uma substância que abre as cutículas capilares e deixa os fios mais propensos a perderem a humidade natural.
Além disso, a água da praia estraga o cabelo porque o cloreto de sódio “limpa” tudo o que estiver nos fios, ou seja, prejudica o efeito de uma escova progressiva e retira a tinta mais depressa, em caso de coloração.
Tal como existem produtos para a pele (como protetores solares) e adereços (como óculos de sol e chapéus), também existem vários produtos para cuidados com o cabelo no verão. Produtos de cabelo para usar na praia que não deixam passar as agressões externas para as fibras capilares e que por isso deve incluir na sua rotina diária nestas férias para manter o cabelo na praia bonito e brilhante.
Faz bem em perguntar sobre a hidratação capilar pós praia, porque mesmo com estas dicas de cabelo no verão, é natural que não consiga evitar que depois de um período de vários dias na praia, o seu cabelo fique seco, sem brilho e quebradiço.
Para um tratamento cabelo pós praia, há que fazer então uma hidratação capilar pós praia intensa para repor a água perdida. E tratando-se de uma loira na praia (é o seu caso?) o conselho vai para a utilização de um shampoo roxo para neutralizar o tom amarelado.
Sim, os cuidados com o cabelo na piscina também são fundamentais. Como sabe, o cloro é uma substância química utilizada para deixar a água da piscina sempre limpa. Mas se por um lado é um produto amigo da sua saúde, por outro é inimigo do seu cabelo.
E isso porque quando a água entra em contato com o cabelo, é absorvida pelos fios, deixando-os vulneráveis à penetração do cloro que os enfraquece e torna mais suscetíveis à queda.
Mais! O cloro é particularmente nocivo para as loiras. Além de deixar os cabelos com um tom esverdeado, seca e danifica as fibras abrindo as pontas. Dai que o ideal é não dar tempo ao cloro para agir e passar o cabelo por água doce assim que sair da piscina ou lavá-lo com um shampoo de limpeza anti resíduos. Não sendo possível, recomendamos hidratações constantes e máscaras nutritivas pontuais nos seus cuidados com o cabelo na piscina.
Bom, quer saber especificamente o que usar no cabelo antes da piscina? O mesmo que deve usar na praia! Chapéu e protetor solar para o cabelo, principalmente. Mas na piscina, é vivamente recomendado o uso de um leave-in ou protetor de cabelo para piscina em spray (de preferência com filtro solar) para criar uma barreira protetora e dificultar o contato dos fios de cabelo com a água com cloro.
Além disso, pode usar uma touca, mas não o faça por um período muito prolongado para não causar descamação. E sendo possível, deve molhar o cabelo com água doce antes de mergulhar para que fique saturado de água e a ação do cloro não seja tão nefasta. E por fim… uma dica de ouro: beber muita água por dia para promover a hidratação! Porque apesar de existirem muitos produtos para proteger o cabelo do cloro da piscina, a hidratação do cabelo começa na hidratação do corpo.
Se mesmo com cuidados reforçados, o seu cabelo tem tendência a quebrar e a cair, não hesite em consultar a Master Group. Temos uma equipa médica certificada que realiza transplantes capilares e tratamentos para prevenir a queda de cabelo.